LIGADURA ELÁSTICA DE VARIZES ESOFAGIANA E HEMORROIDÁRIAS

O que é?

A Ligadura Elástica de Varizes Esofagiana é um tratamento endoscópico preferencial recomendado para casos de varizes de esôfago. As varizes são veias dilatadas que podem ser provocadas por doenças que aumentam a pressão nas veias do sistema porta, como por exemplo, a cirrose hepática.

 

O procedimento é realizado sob sedação após a endoscopia habitual, que identificará os cordões varicosos para que seja possível planejar a melhor estratégia para o tratamento.

 

Já a Ligadura Elástica de Varizes Hemorroidárias (bandagem de hemorroidas com elástico) é um procedimento minimamente invasivo que trata as hemorroidas com o objetivo de prevenir novas ocorrências.

 

O procedimento também é realizado sob sedação e ambos costumam durar aproximadamente 40 minutos, incluindo o tempo de preparo.

 

Qual o objetivo do exame?

A Ligadura Elástica de Varizes Esofagiana e Hemorroidárias tem como objetivo proporcionar a prevenção de rupturas e cessar sangramentos vigentes, especialmente em casos de pacientes que já sofreram com hemorragias varicosas.

 

Qual o preparo para o exame?

Para a realização da Ligadura Elástica de Varizes Esofagiana e Hemorroidárias é necessário:

  • Jejum de 8 horas (inclusive de líquidos);
  • Não é possível realizar outros exames invasivos no mesmo dia;
  • Trazer carteira do convênio, pedido médico do exame autorizado pelo convênio e cédula de identidade (RG).

 

Além disso, é muito importante que o paciente tenha uma dieta leve no dia anterior e não consuma alimentos de difícil digestão. É imprescindível seguir as orientações do médico solicitante.

Deixe um Comentário